Itália no Outono

Florença

Siena
Este ano só houve viagens para participar em congressos científicos. Nada mau que foram dois... E os dois em Itália! Se o primeiro foi numa Itália insular (Sardenha), desta vez foi mesmo para a parte continental, repleta de arte e de história. A maioria do tempo foi passada em Florença, cidade onde era o congresso. Foi um regresso algo emocionado, nove anos depois daquele Verão do interail... Tenho que confessar que trouxe muitas lembranças, mas isso é provavelmente natural. Depois de Florença, houve umas passagens breves por Siena e Roma, mas que foram muito bem aproveitadas. 
Nunca tinha estado em Siena e é uma cidade linda, com o seu cariz medieval parece quase parada no tempo. É uma maravilha passear por aquelas ruas sombrias, descobrir recantos a cada tropeçar de passos... 
Roma
Roma é uma cidade magnificente, não há palavras para a descrever. Caótica, desarrumada, mas cheia de encanto, com ruínas, prédios, fontes, tudo misturado numa amálgama de cores e sons. E ter a oportunidade de ver uma exposição de fotografia de Robert Doisneau... Foi algo de muito especial.

Foi uma boa semana. Gostei muito de voltar a Itália, ainda que a minha opinião de há nove anos não se tenha alterado (sobre a pouca simpatia do povo italiano). Definitivamente, uma boa forma de fechar a época das viagens de 2012 (independentemente de todos os percalços). E, para o ano, haverá mais.

Sem comentários: