Dentro do Segredo - José Luís Peixoto

Veio pelo correio, prenda de aniversário antes de tempo. Mas eu portei-me bem e só abri no dia. Este "Dentro do Segredo" de José Luís Peixoto é o relato que o escritor fez da sua viagem à Coreia do Norte, em 2012, e foi-me oferecido pela minha cousinette querida.
Vinha recomendado, por isso interesse redobrado. E não, não me desiludiu. Nunca anteriormente tinha lido aquilo que se apelida de literatura de viagens. Por isso, não conheço os estilos (se é que os há). Mas gostei particularmente deste, porque é muito simples e real. Quase como que um diário de viagem, que inclui não só as descrições das ditas cujas, mas também as expectativas e opiniões do autor. Tratando-se da Coreia do Norte, foi tudo uma grande novidade. Assim, cumpriu-se também algo que gosto nestas coisas de ler, que é aprender (ou aumentar o meu conhecimento sobre um assunto em particular). Fiquei frequentemente impressionada pelos relatos. Aliás, por muitas vezes me esqueci que o que lia não era ficção, mas realidade - uma realidade longínqua, mas que nem por isso é menos real. É assombroso aperceber-me que hoje em dia, nos tempos da globalização e do big brother que tudo sabe e tudo vê, existem sociedades completamente alienadas, como que paradas num tempo que já passou.
Gostei muito. Gostei de aprender. Gostei de abrir os meus horizontes em relação a algo que não conhecia e sobre o qual nunca verdadeiramente me interessei. Gostei da perspectivação que me permitiu. Obrigada, minha prima, pelo presente. 

2 comentários:

Anónimo disse...

Que bom que gostaste! Para mim também foi o primeiro livro de "viagem" que li e fiquei muito surpreendida. Gostei muito.

Beijinhos e boas próximas leituras,

Carolina

irRita disse...

Obrigada, priminha! Beijinhos