Mini-férias de Carnaval

Com a desculpa do Carnaval, fizemos umas mini-férias e rumámos até ao centro do País, zona que não conhecia muito bem (e que, penso, merece uma visita alargada). A primeira paragem foi Abrantes, onde dormimos na Pousada de Juventude (mais ou menos simpática, já estive em melhores por esse país fora). Só visitámos a cidade na manhã seguinte, e é bem simpática, particularmente o castelo, de onde se tem uma vista muito bonita sobre a zona envolvente.


Abrantes, vista do castelo


Vista do castelo de Abrantes

De Abrantes seguimos para Constância, que é mesmo ali ao lado. Tinha umas certas expectativas, uma vez que já tinha ouvido dizer maravilhas da terra. Por isso, fiquei algo desapontada pois, embora simpática e pitoresca, é uma vila pequenina e sem nada de particularmente emblemático (exceptuando o facto de ser o local onde o rio Zêzere desagua no Tejo).


Constância

Visitámos também o Castelo de Almourol, que é muito perto de Constância. Um verdadeiro charme de castelo, ali plantado no meio do Tejo. Pena que não tenha dado para tirar fotografias bonitas, uma vez que estávamos em contra-luz... Depois de Almourol, conduzimos por uma estrada ao longo do Zêzere, que nos levou até Tomar, uma cidade muito agradável. As ruas estavam recheadas de pessoas em trajes carnavalescos, a festejar o domingo solarengo.
Subimos ao Castelo, onde também se localiza o Convento de Cristo, um monumento imponente. Por razões logísticas, não nos foi possível visitar o interior do convento, mas passeámos pelos jardins e pelas muralhas do castelo.


Vista panorâmica de Tomar


Convento de Cristo

No segundo dia, ficámos a dormir nas Caldas da Rainha, numa pensão cujo recepcionista era uma personagem bastante caricata... De manhã, seguimos directamente (sem passar pela casa partida!) para a Foz do Arelho, estância balnear da minha infância, onde já não ia, seguramente, há uns 15, 16 anos! Foi uma emoção muito grande, principalmente porque não me suscitou nenhuma recordação em particular... A não ser a imagem do Inatel, onde costumava ficar com os papás. Muito lindo.


Praia de Foz do Arelho

O passeio seguiu em direcção a Alcobaça, uma cidade pacata, dominada pela presença do Mosteiro, imponente. Muita gente espalhada pelas esplanadas, ambiente calmo. Mas é bastante pequenina e, para além do Mosteiro, não há muito mais para ver. No entanto, o interior do Mosteiro, na parte da igreja, é mesmo muito bonito. É lá que estão sepultados D. Pedro e D. Inês de Castro, protagonistas da mais famosa história de amor da História de Portugal.


Mosteiro de Alcobaça


Pormenor do túmulo de D. Pedro I, no Mosteiro de Alcobaça

Para terminar o passeio de fim-de-semana prolongado, fomos a Óbidos, esse local de histórias de encantar. É realmente um mundo à parte, com uma atmosfera medieval, que nos faz perder na nossa imaginação. Apesar das ruas muito concorridas (ai esta agorafobia!), passeámos muito. Percorremos a muralha que envolve a vila quase toda, tirando imensas fotografias, porque o cenário pede! E, para os interessados, fica a informação que os preparativos para o Festival Internacional do Chocolate já estão em cena. Para funcionarem de 5 a 15 de Março.


Vista das muralhas, Óbidos


Óbidos

Com o tempo maravilhoso que esteve, foi um fim-de-semana em cheio, com belas paisagens e uma bela companhia... ;) Só soube a pouco.

Sem comentários: