O mito do jazz na sala demasiado grande




Ando a demorar muito tempo para escrever neste blog. Cansaço, falta de vontade... Um pouco dos dois. Mas cá estou eu a contrariar a tendência!!!
Na passada terça-feira (não ontem, mas na passada semana) fui ver o concerto de Herbie Hancock no Campo Pequeno. Hancock é um marco incontornável da música moderna, por isso há já algum tempo que ansiava vê-lo ao vivo. Lembro-me, em particular, de um concerto que deu, há uns anos, na Casa da Música, em que os bilhetes tinham o preço único de 60€... razão pela qual não fui. Desta vez, os bilhetes não estavam muito mais baratos, mas uma vez que o senhor já está com 70 anos, achei por bem abrir os cordões à bolsa e lá fui eu.
Primeira observação: o Campo Pequeno não é, nem de longe nem de perto, uma sala adequada para um concerto de jazz. Muito ampla, muito "fria", muito distante... Teria sido mais adequado fazer o concerto na Culturgest, ou mesmo na Aula Magna - não sei se cabia lá toda a gente, mas seria com certeza melhor. Não obstante, o concerto começou bem, apenas com parte instrumental, Mr. Hancock a dominar nas teclas. Depois veio a menina que cantava.
Segunda observação: a menina não cantava muito bem. Quer dizer, ela cantar bem, cantava. Mas tinha um timbre de voz que em nada se adequava ao registo. Muito agudo, muito límpido, sem "corpo". Não sei se me faço entender... É difícil de explicar. Mas, pronto, não gostei muito. Tocaram/cantaram algumas músicas no novo projecto, "The Imagine Project", em que colabora com músicos de todo o mundo para expressar uma mensagem comum, de paz. O próprio "Imagine", de John Lennon, foi cantado em palco, assim como "Don't give up", de Peter Gabriel, e "The times, they are a' changin'", de Bob Dylan.
Terceira observação: faltou, nitidamente, um saxofone ao conjunto musical. Um som jazz não é a mesma coisa sem um saxofone...
Bem, apesar destas críticas todas, gostei do concerto!!! Foi uma honra ouvir Mr. Hancock tocar durante quase 2 horas, sempre sem perder o fôlego, e com uma energia contagiante. E é o tipo de concerto que me faz "bem", porque me permite pôr muitas ideias no lugar. Ou tirá-las, dependendo do ponto de vista.

2 comentários:

Rita C disse...

Apesar dos atrasos na escrita dos posts, admiro a tua dedicação ao teu blog.
Pessoalmente, gosto muito de vir ler o que por cá escreves.
Por isso, continua assim!
E já ultrapassaste, em 2010, o número de posts de 2009.

Beijinhos,
Rita C

irRita disse...

Muito obrigada, Rita.
Aprecio muito o teu apreço, e gosto muito dos teus comentários.

Beijinhos