2013

Sendo hoje o último dia de 2013, segundo o calendário que seguimos, aproveito o momento para fazer alguma reflexão sobre o ano que agora termina.

2013 foi um ano repleto de acontecimentos e mudanças. 3 meses em Portugal, 4 e 1/2 meses em Berlim, 4 e 1/2 meses em Londres. Muito saltitei de canto para esquina este ano. Tal facto trouxe consigo inúmeras experiências, boas e más. Conheci muitas pessoas novas, espero ter feito algumas amizades. Ao mesmo tempo, distanciei-me de pessoas muito próximas no passado. A distância física traz, infelizmente, distância emocional em muitos casos. Com isso, sofri bastante. Como também sofri com as provações que 2013 insistiu em trazer. Foi um ano de sustos, um ano de perdas. Mas também o ano do nascimento do meu segundo sobrinho, um acontecimento maravilhoso.
2013 foi um ano rico, disso não haja dúvidas. Mas muito difícil. 

A época de Natal em Portugal, que para mim terminou ontem, fez-me perceber diversas coisas. Por exemplo, parece-me que finalmente me dei conta que sou uma emigrante. Ainda mais expatriada do que antes, sou agora um pouco estranha ao país onde nasci. Parece-me que não pertenço a lado algum... No entanto, foi muito bom sentir o carinho de todos aqueles que, num esforço colectivo, disponibilizaram um pouco do seu tempo para estar comigo. Apesar das correrias entre Carcavelos, Lisboa, Porto, Cinfães e Coimbra, foi muito bom ver caras familiares. E sentir que o carinho e amizade poderão, eventualmente, sobreviver à distância. 

Termino, então, 2013 com a tentativa de preencher um vazio que teima em reinar no meu peito. Procuro focar-me nos momentos que venho de viver, mas também no que o novo ano me reservará - obviamente na esperança de que seja um ano bom e mais calmo. São, igualmente, esses os meus votos para aqueles que lêem estas linhas.

Em 2014 espero abraçar com mais convicção esta que é a minha nova etapa, profissional e pessoal. Descobrir Londres e aprender a gostar mais da cidade. Fazer novos amigos e usufruir da companhia dos velhos. Conhecer novos sítios. E, nas entrelinhas, ir sendo feliz com esta vida que é a minha.

4 comentários:

Anónimo disse...

Cousine querida,

Um grande Ano de 2014 para ti! Promete, nessa fantástica cidade e a abraçar novos projectos pessoais e profissionais!
Muitos beijinhos,

Carol

Anónimo disse...

É que 2014 te dê paciência para me aturar...
Beijocas da M

Anónimo disse...

Escrevi mal: *E que...
:D

irRita disse...

Eu vou tendo paciência, não te preocupes... :P
Beijinhos