Finding Fela

É verdade, ando com pouquíssima vontade de escrever. Vou acumulando posts, esquecendo alguns com certeza... mas a vontade não vem. Hoje faço um esforço, porque começo a achar difícil quebrar este ciclo vicioso. E, assim, vou contar-vos sobre um documentário que vi há cerca de um mês atrás, com o qual aprendi muito e do qual gostei bastante.
Fela Kuti foi um música nigeriano. Já tinha ouvido falar nele, principalmente desde os tempos em que vivi em França. Conhecia alguma coisa, também do filho Femi, que seguiu igualmente a carreira musical. Mas não fazia ideia do impacto que Fela tinha tido no cenário musical, não só africano, mas mundial, principalmente na década de 1970. Este documentário, Finding Fela, desconstrói a vida desse ícone musical, as suas origens, as suas motivações. Mostra-nos uma vida de excessos a todos os níveis, uma vida de quase desinteresse pela família, uma vida (acima de tudo) difícil de compreender. Fela Kuti foi um músico, pioneiro do Afrobeat, mas foi também um activista político, defensor da identidade africana, uma voz muito forte numa altura particularmente conturbada da história nigeriana. A sua "promiscuidade" sexual era conhecida, tendo casado com mais de 20 mulheres no mesmo dia. Algo ironicamente, morreu vítima de SIDA aos 58 anos.
Por esta pequena amostra, podem perceber como este documentário é interessante. Como se aprende tanto não só sobre o homem, mas também sobre a época em que viveu, sobre os contextos em que se inseriu. E a banda sonora... perfeitamente genial.

2 comentários:

Anónimo disse...

Continua a escrever priminha! Gosto de te ler e com a tua partilha vou descobrindo novas coisas. Estive a ouvir o Fela Kuti depois de ler o teu blog, gostei, tem uma boa energia!

Carol

irRita disse...

Fico contente que tenhas ido à procura, vale a pena. Isso do escrever... depende do estado de espírito.

Beijinho grande