Paris

Como tinha referido da última vez, foi passear a Paris. A desculpa foi festejar os 30 anos do R. - e que grande desculpa! - mas também precisávamos mesmo de descansar e ter um tempinho só para nós. E nada melhor que Paris, a cidade do romance!!!
Não vou estar com descrições detalhadas dos passeios, apenas digo que foi uma estadia relaxada, sem grandes horários definidos ou obrigações pré-estabelecidas. Até porque Paris é uma cidade perfeita para apenas estar e disfrutar. Andar pelas ruas de mão dada enquanto se vai espreitando as montras, sentar numa qualquer esplanada e apreciar o movimento de gentes que nos rodeia... tudo isso se faz em Paris com uma qualidade ímpar.
Como sítios preferidos visitados, destaco:

- Museu Rodin - apenas visitámos os jardins, que são extremamente agradáveis, com as suas chaise-longues escondidas nos arbustos, como que a convidar ao descans. Para além de ser um belo jardim, está povoado de diversas obras do escultor, como, por exemplo, as famosas Portas do Inferno.
- Ópera Garnier - aproveitámos para assistir a um bailado em duas partes (Mats Ek), que foi bastante interessante. Aconselho a que, quando quiserem visitar o edifício, o façam através de um espectáculo, porque assim rentabilizam bem mais o investimento. Não obstante, é, para mim, um dos pontos obrigatórios na capital francesa, principalmente o tecto da sala principal, da autoria de Chagall - um verdadeiro espanto!
- Promenade Plantée - nunca antes havia ouvido falar deste antigo viaduto que foi transformado numa espécie de jardim suspenso. O passeio é muito agradável, calmo e descontraído, principalmente se houver a sorte de não ser atacado por minúsculos mosquitos (como eu fui!!!). O viaduto vai da Bastilha até ao Bois de Vincennes, cerca de 5 Km.
E, como não poderia deixar de ser,
- Parc Montsouris - parque situado no sul da cidade, mesmo em frente à cidade universitária. É simplesmente lindo, com relvados imensos povoados de flores, lagos, árvores! E, como é tradição parisiense, enche-se aos fins de semana e feriados com famílias desejosas de calma e descontracção. Embora não seja um lugar muito óbvio em Paris, aconselho vivamente.

E, agora, deixo-vos com algumas photos fantastiques do séjour - à bientôt, Paris!


Ponte Alexandre III e Torre Eiffel


Jardim do Museu Rodin


Vista da Torre Eiffel para o Champ de Mars


Torre Eiffel iluminada


Promenade Plantée


Parc Montsouris


Ópera Garnier

Sem comentários: