José Eduardo Agualusa - Nação Crioula


Consegui quebrar, momentaneamente, a minha apatia de leitora. O "culpado" foi este Nação Crioula, de José Eduardo Agualusa, um romance em que a personagem de Fradique Mendes, criada por Eça de Queiroz, é retomada.
Agualusa resolve pegar na personagem e "mandá-la" para África, onde irá conhecer Ana Olímpia, mulher que nasceu escrava e que consegue uma grande fortuna graças ao negócio... da escravatura.
A história salta entre Angola, Brasil, Portugal e França, seguindo os passos de Fradique. Através das cartas que vai escrevendo a sua madrinha, a Eça e à sua amada, Ana Olímpia, vai-nos descrevendo a situação vivida quando surge a luta anti-esclavagista e nos percalços sofridos pelos revolucionários.
O livro está bem escrito e é muito escorreita (o que normalmente acontece quando a narrativa toma a forma de correspondência), o que torna a leitura agradável e rápida - talvez por isso ter lido o livro em 2 dias, durante uma breve pausa na minha preguiça...
Já agora, e se quiserem ajudar-me, aceito sugestões de leitura. Tenho alguns livros na prateleira, mas de momento não me sinto motivada a ler nenhum...

O Cinfães é o maior!!!!


Pois é, meus amigos, aqui fica para quem não sabe: o Clube Desportivo de Cinfães está na 5ª eliminatória da Taça de Portugal! E vai defrontar, nada mais nada menos, que o Futebol Clube do Porto, no próximo dia 14 de Dezembro.
Força, Cinfães, até os comemos!!!

Book Meme

Vi esta ideia no blog de uma colega minha e achei muito gira. Quem quer contribuir?...

"But she is a little child."
in The Delicate Prey and other stories (Paul Bowles)

The Rules for this meme are:
- Grab the nearest book.
- Open it to page 56.
- Find the fifth sentence.
- Post the text of the sentence in your journal along with these instructions.
- Don’t dig for your favorite book, the cool book, or the intellectual one: pick the CLOSEST.

O meu saiu um bocado fraquito, mas pronto. O desafio está lançado! Espero por comentários com as vossas frases. :)

J.P. Simões no Teatro São Luiz



No passado sábado fiz algo que já não fazia há algum tempo. Assisti a um concerto. O "eleito" foi J.P. Simões, cantautor que eu muito aprecio. O concerto aconteceu no Teatro São Luiz (onde nunca tinha estado), no coração de Lisboa, num espaço bastante intimista. Como a sala principal está em obras, só há espectáculos no dito Jardim de Inverno, que é, basicamente, o bar do teatro. Muito interessante como espaço, cria, definitivamente, uma atmosfera muito própria.
Adiante.
Se já gostava do rapaz só de ouvir a sua música no conforto da aparelhagem, ainda passei a gostar mais depois de o ver ao vivo. Muito simpático como anfitrião, sabe entreter o público, tem postura e carisma. E a música, essa, sempre muito boa, mesmo na simplicidade da voz, apenas acompanhada por guitarra acústica e/ou piano, este a cargo de Sérgio Costa, habitual companheiro destas andanças do J.P..
O repertório percorreu praticamente todos os projectos do rapaz, desde Belle Chase Hotel a Quinteto Tati, passando pelo registo a solo e outras obras. Houve concerto para 1h30, aproximadamente, com uma boa vintena de canções.
Só não percebi, ainda, se é para levar o rapaz a sério ou não. É que eu gosto mesmo das letras dele...

Em Bruges



A última sessão de cinema foi no King, com as colegas do laboratório (Rita T e Adri). Por sugestão do Russell fomos ver este "Em Bruges", um filme que não é muito fácil de se definir. Conta com Brendan Gleeson e Colin Farrell nos principais papéis e a acção desenrola-se, como não poderia deixar de ser, na bela cidade de Bruges. Os dois são assassinos profissionais, mas o primeiro (e último) trabalho de Farrell não correu como devia e o rapaz anda corroído de remorsos... Ambos trabalham a cargo de Ralph Fiennes, que volta a um daqueles papéis desconcertantes - é mesmo versátil, consegue ser credível em praticamente qualquer personagem!
O filme está completamente envolto numa bruma de humor muito negro, tal qual como o nevoeiro que envolve a dita cidade de Bruges - muito encanto e muito mistério.
Dentro do género (o tal, que não sei definir!), gostei mesmo muito. Bate tudo muito certo: a forma como a história está construída, o espaço físico em que a acção se desenrola, pormenores que vão surgindo e complementando-se... Muito bom.
Embora não possa garantir que qualquer um de vós vá gostar deste filme, com certeza que o recomendo.

Ciclo de Vida

O congresso da SPI (Sociedade Portuguesa de Imunologia), no Porto, foi prolífero em diversas coisas, e de lá resultou também esta bela peça de arte, desenhada pela Catarina Cortesão, que exemplifica a dinâmica dos meus dias - ou de alguns dos meus dias!


Catarina Cortesão

Holanda

Ficam, então, algumas fotos da estadia na Holanda, entre s'-Hertogenbosch e Amesterdão.


Catedral de s'-Hertogenbosch


Nascer do sol, na saída do hotel para o congresso!


Fim do dia em s'-Hertogenbosch



E, agora, Amesterdão!


Típicas casas dos canais


Mercado das flores


Passeio no Voldenpark

Uns belos dias, se bem que não fiquei fascinada com o país em si. Mas que é bonito, é.