O amigo Sérgio e os seus rascunhos





Já passou mais de uma semana desde que pude assistir, pela primeira vez, a um concerto de Sérgio Godinho. A espera ia longa, e a vontade mais do que muita. Altas expectativas, portanto.
O concerto, apelidado de "Final de Rascunho", propôs ao público estar um bocadinho presente no processo criativo da escrita de canções. Sérgio veio "treinar" as canções para o novo álbum, a sair em 2011 (espero eu). Veio também cantar canções mais velhinhas, mas com novas roupas. Porque cada canção renasce em cada interpretação. E nós renascemos em cada canção.

O alinhamento já estava mais ou menos definido. Começou com as músicas novas. Novas, mas algumas não inéditas. Novas versões de projectos antigos, novos arranjos musicais, alguns feitos por amigos (como Bernardo Sassetti ou António Serginho, ambos presentes no concerto e que actuaram ao lado de Sérgio e da sua banda, "Os Assessores"). Depois começaram a vir as músicas mais antigas (para delírio do público) e a magia completou-se. Recordo em particular o momento em que cantou "Espalhem a notícia" - senti os olhos a humedecerem-se de emoção. Percebi, como que num momento de clarividência, que Sérgio Godinho é um dos meus cantores favoritos. A simplicidade das músicas, aliada a letras que são verdadeiros poemas, enche-me o coração. É difícil de descrever melhor do que isto...


Agradeço à "minha" Mena, que me acompanhou neste programinha de sábado à noite. Foi muito bom, obrigada. :)

2 comentários:

Rita C disse...

O Sérgio Godinho é um artista completo. Sem dúvida, um dos melhores. As músicas, por si só, são deliciosas. Mas ainda bem que sou portuguesa para poder desfrutar também das letras tão bonitas. Ouvir as suas canções também me enche o coração.

Beijinhos,
Rita C

irRita disse...

Tens toda a razão. É um gosto partilhado... :)

Beijinhos