O Concerto



Meus amigos, agora sim posso dizer que tenho andado arredia. Não me apetece escrever e não tenho feito um esforço. Mas tem que ser, senão as histórias vão acumulando-se e quanto mais tarde, pior.
Há já algum tempo, escolhi este "O Concerto" como programa de domingo à tarde. Nada o género, no entanto. Filme francês de Radu Mihaileanu, maioritariamente falado em russo, conta a história de Alexei Filipov, famosíssimo antigo maestro da orquestra Bolshoi que, graças ao regime, é nos presentes dias empregado de limpeza no mesmo local onde antes dirigia a orquestra... Um dia, intercepta um fax vindo do Teatro Châtelet, em Paris, convidando a Bolshoi a ali efectuar um concerto. E decide reunir os seus antigos músicos, fazendo-se passar pela orquestra actual, para retomar aquilo que lhe foi retirado, 30 anos antes.
"O Concerto" é, como seria de esperar, um filme que respira música. Culmina numa interpretação do Concerto para Violino de Tchaikovsky, cheia de emoção. E, por entre peripécias engraçadas, mostra-nos como há paixões maiores do que uma vida. E como a vida faz mais sentido com elas.
E, já agora, relembrou-me os anos em que aprendi música e toquei piano. Saudades...

3 comentários:

Joana Mendes disse...

Adorei o filme!
Não sabia o que me esperava... mas por trás daquele retrato caricaturado da Rússia actual, destaca-se a cultura musical e o gosto pelas artes.
Além disso, para uma apaixonada pelos concertos de orquestra, aquele final é fantástico!

irRita disse...

Tudo muito certo! :D

Rita C disse...

Gostei bastante do filme.
Mas temos é que combinar a ida a um concerto com orquestra ao vivo.
Beijinhos