CocoRosie em concerto de garagem (e não foi na lá de casa)



Sempre atrasada... Mas numa semana com tantas actividades culturais, foi difícil manter este blog actualizado. Os últimos dias de Julho trouxeram consigo uma visita das irmãs Cassidy ao nosso país. Conheci-as com o primeiro (acho eu) concerto que deram em Portugal, no ido ano de 2004, em Paredes de Coura. Na altura, ouvia a Antena 3, em directo do festival, e fiquei muito impressionada com a música peculiar feitas por estas meninas, de nome Cocorosie. O nome, esse, vem dos apelidos que a mãe arranjou para cada uma delas: Coco para Bianca, Rosie para Sierra.
Quem conhece sabe que a música destas duas irmãs é peculiar. Mistura estilos muito diferentes, desde o funk ao canto lírico. E depois há a voz de Bianca, metálica, como que distorcida, de uma beleza áspera. E a excentricidade de Sierra. Tudo junto torna-as únicas.
Desde esse Agosto de 2004 que tinha vontade de as ver ao vivo. Razões logísticas fizeram com que apenas 7 anos mais tarde isso acontecesse. Valeu a pena esperar?...

Valeu. Claro que já não estão a apresentar "La maison de mon rêve", esse disco mágico. E eu não conheço bem o disco mais recente delas, de 2010. Por isso, senti-me um pouco perdida durante o concerto no Lux, discoteca lisboeta, onde passaram canções atrás de canções sem que nada me soasse familiar. No entanto, as irmãs Cassidy têm um magnetismo que torna tudo isso um pouco secundário. O espectáculo vale a pena, visual e sonoramente falando. Sierra mais expansiva, mas sem cabriolices (como tinha acontecido no concerto da véspera, na Casa da Música) devido ao tamanho reduzido do palco. Aliás, o grande problema deste concerto foi o local onde se realizou. O Lux não tem condições para este género de concertos, e Cocorosie merecia, sem dúvida, algo melhor. Erro da promotora do espectáculo... Mas tudo acabou por valer muito a pena, porque o concerto acabou com um encore de "By your side", essa pérola pertencente ao primeira álbum das irmãs. Comovente.

Sem comentários: