Festival ao Largo com a CNB - Uma coisa em forma de assim



O Festival ao Largo vai na sua terceira edição, mas só este ano passei pelo largo do São Carlos, nesta iniciativa que pretende democratizar o acesso à cultura, na forma de espectáculos gratuitos de música sinfónica, coral, e de dança.
No meu caso, fui assistir a este espectáculo de dança, protagonizado pela Companhia Nacional de Bailado (CNB), de seu nome "Uma coisa em forma de assim" (título sugestivo...). É construído tendo como base música composta por Bernardo Sassetti, para o qual 9 coreógrafos portugueses (os mais conceituados) foram convidados a criar peças.
Chegámos ao largo por volta das 20h, pensando que seria uma hora adequada para guardar um lugar sentado (o espectáculo era às 22h). Surpresa (ou não), poucos lugares livres havia! Mas ainda havia para nós, por isso bem bom. É engraçado ver toda a gente à espera, com sacos de comida improvisados, sandes e snacks... Eu não fui tão prevenida e tive que recorrer ao café mais perto (por sinal, bem bom também).
Ora então, o espectáculo. Embora a visibilidade não fosse fantástica (por vezes ainda pior graças a uma senhora que insistia em levantar-se), foi muito interessante. Uma primeira peça comum, com todos os bailarinos, e depois pequenos trechos (os tais), com grupos mais pequenos. Houve uns que gostei mais, outros menos. Mas o último foi particularmente engraçado, com uma coreografia a incluir o próprio Sassetti e o seu piano, sensualmente interpretada a dois. No geral, tanto a música como a dança foram muito bonitas - é um espanto ver aquelas pessoas a dançar, parece tudo tão simples...
Gostei muito, é uma iniciativa realmente interessante por parte do Teatro São Carlos, e prova que o público adere a este género de coisas, porque o largo tornou-se pequeno para albergar tantos espectadores. Espero que seja para continuar.

Sem comentários: