Declaração de Guerra

De volta às sessões de cinema. Domingo à noite trouxe consigo este filme francês da autoria de Valérie Donzelli, a mesma de "La Reine des Pommes". Vem novamente acompanhada do "seu" Jérémie Elkaïm, para ambos protagonizarem uma história comovente: como toda vida se altera quando descobrem que o filho de ambos, com apenas 18 meses, tem um tumor cerebral extremamente agressivo. A história é tão mais comovente sabendo que é baseada na experiência pessoal dos protagonistas (enquanto casal na vida real), que têm realmente um filho que passou pela doença.
Tinha curiosidade em perceber como essa história dramática seria contada, onde é que a tónica seria colocada. Mas a verdade é que, talvez por ser uma história tão próxima dos actores que a protagozinam, acaba por ser contada com aquilo que me parece ser grande superficialidade. Talvez o objectivo seja desdramatizar, mas não foi bem isso que senti. Foi quase como se, nos momentos mais difíceis, eles não conseguissem ser convincentes porque, no fundo, sabiam que a história iria acabar bem. Não sei...
A verdade é que acabei por não gostar muito. Quer dizer, não é que não tenha gostado. Mas não gostei muito. Ficou um bocado aquém das minhas expectativas.

Sem comentários: