Conflict Time Photography

Vamos lá aproveitar a calma deste sábado cinzento para escrever um pouco sobre uma exposição de fotografia que vi há umas semanas atrás, num particularmente triste e chuvoso domingo.
O tema da exposição suscitou, desde cedo, o meu interesse. Fotografia de guerra sempre me interessou, mais particularmente dos cenários de devastação pós-guerra. A premissa da exposição era precisamente essa: retratar, através da fotografia, as consequências da guerra, em diversos espaços temporais diferentes. Premissa muito interessante, sem dúvida. 
Ora se a ideia era boa, a execução deixou-me um pouco desiludida. Faltou impacto visual, até mesmo um pouco de organização. As fotografias estavam organizadas por período de tempo após guerra/situação de conflito em que tinham sido captadas, desde poucos minutos (como no caso da bomba de Hiroshima) até muitos anos depois. Bem pensado, mas talvez mais interessante se houvesse algum tipo de agrupamento por conflito, porque assim se teria sem dúvida a noção do tempo passado e uma perspectiva mais "poética" do assunto. Minha opinião, está claro. 
Exposição interessante e definitivamente de valor, com aprendizagem à mistura, mas que pecou por defeito. Faltou intensidade.

Sem comentários: