Paul Bowles - Memórias de um nómada



Acabei de ler o livro. Há já muito tempo que não lia nada que me suscitasse tanto interesse e que me desse tanto prazer. Gosto realmente deste senhor, como, se calhar, já deram conta.
Este "Memórias de um nómada" é, como já referi, uma autobiografia de Paul Bowles. É engraçado porque a escrita não está particularmente elaborada, antes flui de uma forma bastante natural, o que faz com que seja um livro de fácil leitura, em que o leitor vai sendo levado pelos acontecimentos, naturalmente.
Paul Bowles parece ter tido uma vida fascinante. O título do livro não poderia estar mais bem conseguido, porque dificilmente se encontra uma alma mais nómada... Viveu um pouco por todo lado nos 4 continentes (pois é, falhou a Antárctida), passou a vida a viajar, principalmente de barco (tinha medo dos aviões!!! como eu o compreendo...), e até nas actividades que desenvolveu foi extremamente diversificado. Música, jornalismo, literatura... Um pouco de tudo.

Fiquei com uma vontade imensa (maior ainda do que já é costume) de viajar, de cortar amarras com a vidinha estabelecida, tentar algo diferente e não ficar agarrada ao marasmo... Uma outra vida é possível.

Sem comentários: