Venenos de Deus, Remédios do Diabo - Mia Couto



Este livro foi um presente de aniversário, que recebi a dobrar: tanto os meus coleguinhas de lab como a minha mana tiveram ideia semelhante, ao achar que o mais recente livro de Mia Couto seria prenda para mim. E todos tiveram razão, porque Mia Couto é um autor do qual gosto muito.
Este "Venenos de Deus, Remédios do Diabo" (título muito interessante, por sinal) segue o mesmo estilo do autor moçambicano, relatando-nos cenas da realidade africana. O que eu gosto muito, como já devem ter dado conta.
A história gira à volta de três personagens principais: Sidónio Rosa, médico português que se voluntaria para ir trabalhar para Moçambique, para procurar Deolinda, uma moçambicana que conheceu num congresso em Lisboa e pela qual se apaixonou; e Bartolomeu e Munda Sozinho, pais de Deolinda, através dos quais Sidónio se vai embrenhar na vida de Vila Cacimba e conhecer o mundo que rodeia a sua amada Deolinda, que se encontra fora a realizar um estágio.
Sidónio espera por ela, mas a cada dia que passa a história vai enredando-se cada vez, até chegar ao ponto em que já não se sabe o que é a realidade...
Ao longo do livro, vão aparecendo "tiradas" irresistíveis. Algumas vou partilhar aqui, com vocês.

"Agora, somos como o dedo e o anel: não nos fazemos falta, mas não vivemos longe um do outro."

"Quem tem medo da infelicidade, nunca chega a ser feliz."

"Aos 10 anos todos nos dizem que somos espertos, mas que nos faltam ideias próprias. Aos 20 anos dizem que somos muito espertos, mas que não venhamos com ideias. Aos 30 anos pensamos que ninguém mais tem ideias. Aos 40 achamos que as ideias dos outros são todas nossas. Aos 50 pensamos com suficiente sabedoria para já não ter ideias. Aos 60 ainda temos ideias mas esquecemos do que estávamos a pensar. Aos 70 só pensar já nos faz dormir. Aos 80 só pensamos quando dormimos."

E, para finalizar, com muita sabedoria!!!

"Para a mulher há dois momentos felizes na cama: o primeiro, quando o homem se atira para cima dela, e o segundo, quando o homem sai de cima dela."

Sem comentários: