Histórias da Idade de Ouro



Regresso às ante-estreias com bilhetes ganhos por mérito próprio. O filme, com guião de Cristian Mungiu, realizador que ganhou a Palma de Ouro em 2007 com "4 meses, 3 semanas e 2 dias", é uma colecção de histórias de tamanho variável que pretendem relatar mitos urbanos referentes aos últimos 15 anos do regime comunista ditatorial de Ceausescu - a dita "Idade de Ouro".
As histórias, nesta versão (porque, aparentemente, há outra mais longa), são cinco. Na versão longa, eram seis. Histórias que abordam, através do humor, acontecimentos do dia-a-dia sob o regime comunista e as dificuldades passadas. As situações são caricatas, como convém aos ditos mitos urbanos. Desde um carrossel que é posto em marcha sem que haja ninguém para o desligar, até a uma matança do porco com recurso a gás, dentro de casa... Tudo é possível, porque os tempos eram difíceis.
Para não desvendar mais sobre o filme (porque senão não tem piada), posso apenas dizer-vos que gostei muito - desde o absurdo das situações à alegria das personagens, passando por todo o imaginário dos anos 80. Digo-vos, também, que uma das histórias me fez pensar que há situações no meu dia-a-dia que lembram um regime ditatorial... e mais não digo. Vão ao cinema.

Sem comentários: