A árvore da vida



O filme estreou e é claro que, com todo o alvoroço (e pouco depois de ter ganho a Palma de Ouro em Cannes), uma pessoa tinha que o ver. Mr. Terrence Malick, o senhor dos 5 filmes em 30-e-não-sei-quantos anos, teve, supostamente, um regresso em grande.
Ora, sobre isso, não posso tecer comentários, porque acho que não vi nenhum dos 4 filmes anteriores. Mas este "A árvore da vida" é um obra deveras estranha e que não me agradou. Não digo "nem um bocadinho", porque tem partes que até me emocionaram, mas no geral só me tirou um bocado do sério.
Então, porquê? Não sei bem explicar. Sejam as filmagens demasiado perfeitas, a falta de diálogo, os pensamentos esotéricos em voz off, tudo contribuiu para que não tenha gostado do filme. Mas o que realmente me desagradou profundamente foram os interlúdios dedicados à origem da vida, com imagens planetárias e afins... Por amor da santa, não há paciência. A história (sim, porque há uma, no meio disto tudo) concentra-se, principalmente, nos acontecimentos da vida que levam à perda da inocência e conduzem ao crescimento e maturidade. Apesar da premissa ser interessante, também não achei que a execução fosse particularmente brilhante, porque insiste em ser explícita em situações em que deveria deixar o espectador chegar às suas próprias conclusões.
Portanto, não gostei. Mas os meus manos adoraram, o que só mostra que o filme é capaz de suscitar todo o tipo de paixões. Ao menos isso.

3 comentários:

Rita C disse...

Tinha uma grande vontade de ir ver este filme. Agora fico um pouco indecisa, depois de ler o teu comentário.
Mas acho que o vou ver, de qualquer forma, até porque nem temos os mesmos gostos. Não é? :P
Beijinhos,
Rita C

irRita disse...

Acho que sim, uma pessoa deve sempre ter as suas próprias opiniões. ;)

Beijinhos

Rita C disse...

Finalmente fui ver este filme. E também a mim não agradou.
Bem, pelo menos gostei da música. Gostei de ver o miúdo a tocar guitarra clássica. E, já nos créditos finais, passou uma música lindíssima de Fernando Sor, compositor para guitarra que eu adoro. Cheguei a tocar essa música no Exame de 2º grau. Fiquei logo cheia de vontade de a tocar novamente.

Bjs,
Rita C