Habemus Papam

Finalmente, um cineminha!!! E, desta vez, não foi "apenas" com uma prima, mas com duas!

Já tinha ouvido falar bem deste último filme do italiano Nanni Moretti, realizador que prezo, apesar de apenas ter visto um dos seus filmes, "O quarto do filho".
Pelo título, será bastante fácil perceber o assunto do filme. Então, os dias são os que correm. A morte do actual Papa leva à reunião dos cardeais em conclave. Daí sairá o futuro Papa, cuja nomeação é algo inesperada. O cardeal Melville, ao ver-se escolhido como sucessor, reage como nunca ninguém pensaria: recusa fazer a benção papal e refugia-se nos seus aposentos. O conclave vê-se, então, obrigado a tomar medidas e recorrem ao mais famoso psiquiatra - mas nem ele terá capacidade para resolver o imbróglio, uma vez que a (falta de) liberdade dada pela Santa Sé não lhe permite usar os seus métodos.

Daqui irão sair todo um conjunto de situações divertidas, mas também tocantes. O filme, no fundo, é sobre a fragilidade humana, sobre ambições e expectativas, não apenas nossas, mas que os outros têm em relação a nós.
Gostei muito. Houve momentos em que ri às gargalhadas (o que não é de todo muito comum), mas não é um filme tonto. Pelo contrário, é um filme muito interessante.

Sem comentários: