Fim-de-semana de música e história


No último fim-de-semana de Julho fui até ao Alentejo, regressando ao Festival Músicas do Mundo (FMM), em Sines, após 4 anos. A ida ao FMM foi também desculpa para uma estadia no Eco Suites Resort, perto de Santiago do Cacém, um sítio muito bonito e agradável. Assim, para além da música, houve passeio, banhos de sol e (muito!) boa comida.

Na sexta-feira, o palco no Castelo de Sines acolheu (entre outros, mas só vimos estes) Dhafer Youssef, Mari Boine e Zita Swoon Group. O que mais gostei foi Dhafer Youssef, com um jazz quente e envolvente. Devo confessar que fiquei um pouco desiludida com o novo projecto de Stef Kamil Carlens, gosto bem mais dos Zita Swoon sozinhos, do que a mistura que faz com sonoridades mais africanas. Na minha opinião, os dois estilos não se coadunam. Não obstante, adorei voltar a Sines e ao FMM, é um ambiente do qual gosto muito, muito descontraído e menos pseudo-intelectual que outros festivais de música que se vêm pelo país fora.

Para além da música, a parte cultural do fim-de-semana foi complementada por uma visita a Santiago do Cacém e às ruínas de Miróbriga. Santiago é uma vila (acho eu!) bonita, onde se come bem, e as ruínas, situadas a uma curta distância, são muito dignas de uma visita. Descobri que estou a ficar fã de sítios arqueológicos. Se bem que este gosto não seja particularmente recente, acho que sempre gostei, mas agora começo a descobrir um certo fascínio... 

Em conclusão, um fim-de-semana muito bem passado e em bela companhia. E a provar que o nosso pequeno país tem muito para nos mostrar e ensinar.

Sem comentários: