The terrible privacy of Maxwell Sim - Jonathan Coe

Outro presente dos 30 anos, outra leitura de férias. Este, no entanto, já estava há muito na calha da vontade, muito por culpa de um qualquer artigo lido no Ypsilon...
The terrible privacy of Maxwell Sim conta a história (como não poderia deixar de ser) de Maxwell Sim, homem de meia-idade recentemente divorciado e que se vê a braços com o terrível vazio que assola a sua vida, num mundo em que, supostamente, todos vivemos "em companhia".
Ora bem, até aqui, tudo bem. Aliás, foi precisamente esta a premissa que me levou a interessar pelo livro. A "exploração" da solidão nos dias que correm, com tantas redes sociais, grupos e clubes de todo o tipo. Mas a ideia acerta um bocadinho ao lado, na minha opinião, porque não é que Maxwell se veja dessa forma, só no meio da multidão. Não, ele tenta desesperadamente fazer parte dessa mesma multidão. E é aí que eu começo a entrar ligeiramente em rota de colisão com a história.
Não posso dizer que o livro seja mau, apenas "promete" algo que não cumpre. E o final parece realmente estar um pouco fora do contexto, qual anti-clímax... Resumindo e baralhando: não gostei. (sem qualquer prejuízo para a pessoa que, com tão boa vontade, mo ofereceu)

Sem comentários: