The Curious Incident of the Dog in the Night-Time - Mark Haddon


Primeiro que tudo, devo dizer que já andava para comprar este livro há uns bons anos. Mas, eventualmente, acabava por encontrar outro livro que me agradava mais e este lá voltava para a prateleira.
O livro, cujo título em português é "O estranho caso do cão morto" (diga-se que fica a perder na tradução), parte de uma premissa bastante interessante: o narrador, e personagem principal da história, é Christopher, um rapaz de 15 anos que sofre do síndrome de Asperger, uma espécie de autismo.
Uma noite, enquanto passeia pelas ruas do seu bairro à procura do sono perdido, vê Wellington, o cão de uma vizinha, com uma forquilha de jardim atravessada. Assassinado, obviamente. E é nesse momento que Christopher toma a firme decisão de descobrir quem é o autor de tamanho crime!
A procura da solução deste enigma vai transportar-nos numa aventura sem precedentes. Vamos ver o mundo pelos olhos desse menino, com todas as suas limitações. O que é um desafio extraordinário.
Gostei muito de ler este livro. Aliás, li-o em apenas 5 dias, de tão viciante que se torna esta história - queremos sempre saber mais sobre Chris, o que irá ele fazer a seguir, como se irá sair em determinadas situações...
Não sei como o autor, Mark Haddon, trabalhou para escrever o livro deste forma. Imagino que tenha sido um exercício difícil, mas o resultado, para um leigo como eu, é mesmo muito bom.

2 comentários:

Joana disse...

Olá prima!

Diz-me só como tens tempo para ler os livros tão rapidamente? É pela madrugada fora? Muitos beijos. Joana.

irRita disse...

Olá!!!
Isso de ler livros rapidamente não tem nada que saber: com tanto tempo passado em transportes públicos, se o livro for interessante vai num instante!
Beijinhos