Festival de Músicas do Mundo - Sines

A edição deste ano do Festival de Músicas do Mundo (FMM para os amigos) decorreu de 17 de Julho a 26 do mesmo mês, 10 dias de música para festejar a 10ª edição do festival. Como é da praxe, as lides dividiram-se entre Porto Covo e Sines, dois lugares muito bonitos e que eu não conhecia!
Nós só pudemos ir no último fim-de-semana e por isso tivemos direito a assistir ao fecho do festival, com um fogo-de-artifício muito bonito (ver foto).
Devo dizer que foi uma aventura, porque não deu para acampar no parque de campismo, porque estava cheio, e, por isso, fomos "mandados" para o estádio municipal de Sines, que a Câmara local pôs ao dispor dos festivaleiros. Aliás, é de referir como tudo está extremamente bem organizado e, explique-se, a organização está a cabo da dita Câmara Municipal de Sines. Muito bem.
Depois de montadas as tendas, o primeiro passo foi comprar bilhetes e explorar o espaço. Os concertos pagos acontecem dentro do Castelo (um espaço muito bonito!), mas depois há também concertos na avenida à beira-mar, onde se encontram igualmente dezenas de tasquinhas de comes-e-bebes, para além de barracas de artesanato.
O ar está saturado de boa disposição e calmaria. É uma maravilha passear por entre as gentes, descobrir as pequenas obras de arte vendidas nas coloridas tendinhas, ser invadida pelo espírito multicultural do festival... Muito bom.
Falemos, então, da música. As expectativas não eram muitos, porque não havia um único nome que eu conhecesse no alinhamento de sexta e sábado. Na noite de sexta, gostei muito de Asif Ali Khan, um senhor paquistanês que vem acompanhado de uma trupe de músicos - muito bom! Já os concertos que se seguiram não foram minimamente do meu agrado - sonoridades um pouco pesadas, com um acordeonista finlandês (KTU) e um rockalheiro chinês (Cui Jian). Questionável.
No sábado, ala para a praia! Percorremos a costa até Porto Covo, onde tivemos direito a um almoço tardio de chocos fritos. Muito Bom.
Nos concertos da noite, o saldo foi muito positivo. Primeiro tivemos Koby Israelite, que foi bastante animado, e depois veio o grande momento da noite: Rokia Traoré, também chamada a nova diva do Mali. Pessoalmente, não conhecia a música dela, mas o concerto foi fantástico, cheio de energia à volta de uma música envolvente! Para terminar, tivemos um grupo de homenagem a Jimmy Hendrix, com uma senhora algo esquisita como vocalista...
Deixo-vos, então, com algumas fotos do evento.



Asif Ali Khan


Rokia Traore


Concerto de Rokia Traore


Fogo-de-artifício no fecho do festival


(fotos retiradas do website oficial do Festival de Músicas do Mundo - http://www.fmm.com.pt/ )

Sem comentários: