Ondine




As sessões de cinema voltaram a ser mais frequentes, o que me deixa muito feliz. Na passada quarta-feira foi a vez do último filme do irlandês Neil Jordan, "Ondine" - filmado na Irlanda e com actores maioritariamente irlandeses. Uma maravilha para quem gosta tanto desse país verde, como eu.
Syracuse é pescador numa terra perdida nas verdes colinas do sul da Irlanda. Toda a população trata-o por "Circus", numa alegoria ao seu comportamento passado. Homem sem sorte, tem a luz dos seus dias na filha Annie, gravemente doente com uma insuficiência renal. Um dia, Syracuse apanha nas suas redes um bela rapariga, Ondine. E, a partir desse dia, a sua sorte muda - redes cheias de peixe, um novo alento. Como se de um conto de fadas se tratasse. Mas qual será a realidade?...
Ondine é um belo trabalho cinematográfico, tanto a nível fotográfico, como de história e interpretação. Colin Farrell está espantosamente bem na pele do pescador desalentado, olhar triste e incrivelmente magro. E Alison Barry, na pela da filha Annie, mais parece um anjinho, de tão doce.
Uma fábula moderna que vale a pena ver, que apenas peca pela quase "hiper" realidade que insiste em nos mostrar o que realmente está por trás da história. E os Sigur Rós tinham mesmo que estar presentes, num filme que elogia as criaturas do mar... :)

4 comentários:

Rita C disse...

Fiquei cheia de vontade de ver este filme.
Ainda por cima, eu também adoro paisagens verdes e tenho um grande desejo de conhecer a Irlanda.
Beijinhos,
Rita

irRita disse...

É um filme muito bonito, vale a pena. Mas não há assim tanto verde, porque o tempo está quase sempre enevoado... :)
Beijinhos

JL disse...

Também gostei. Moderadamente.

Rita C disse...

Já vi e gostei muito.
Obrigada pela sugestão!