A aventura no Cáucaso (dia 3, quando começamos a dar à perna)

Agora sim, começam as férias. Estamos prontos para caminhar, com todo o "equipamento" necessário - perceba-se, botas de caminhada, casacos à prova de vento, e pouco mais. Depois de um pequeno-almoço simpático, seguimos até ao centro da vila para abastecer a mochila para o dia que nos espera. Que é como quem diz água, quatro maçãs e dois pães típicos (puri, como se diz por aqui). Talvez tenhamos sido um pouco optimistas... mas já lá vamos.
Para abrir as hostilidades, resolvemos começar com a caminhada até aos lagos Koruldi, que parece ser das mais difíceis que se pode fazer num só dia. A meio do caminho, passa pela Cruz de Mestia, a 2200m de altitude, local onde se tem uma vista panorâmica sobre o vale e sobre a vila.

A primeira parte do percurso é difícil e nós enganámo-nos no caminho logo pouco depois de começar, o que fez com que tivéssemos que subir a encosta a pique até encontrar o "verdadeiro" caminho. Foi uma estafa, que me deixou o coração a bater desvairado e que me deitou abaixo para o resto do dia. É verdade que não estou em muito boa forma, mas foi realmente difícil. Indo aos detalhes, são 800m de ascensão numa distância de 4km. Deixo-vos a pensar nisso.
A vista, essa, é magnífica, até dá vertigens do quão abrupta é a encosta. Até vemos o avião (pequenino, de voos internos) a levantar voo e a atravessar o vale!

Depois de uns snacks para retemperar energias, continuamos caminho, desta vez com uma inclinação muito mais suave. Pelo menos de início! A paisagem é deslumbrante, com montanhas por todo o lado, cujas encostas repletas de pinheiros e outras árvores oferecem um panorama multicolor (principalmente agora que nos aproximamos do Outono). Há momentos em que a inclinação é dura, mas tudo é recompensado quando chegamos junto aos lagos (que não estão no cume da montanha, mas sim a 2740m de altitude), sob um sol radioso a brilhar nas águas de cor quase avermelhada! Por ali demoramos um pouco, a saborear o momento.

A descida é bastante dura, proporcionalmente à subida. E quando já estamos perto da vila, enganámo-nos novamente, o que nos faz percorrer uns bons 3 ou 4km adicionais!

Para terminar o dia, resolvemos ir ao restaurante mais perto do nosso alojamento, onde escolhemos a mesa no varandim com vista para as montanhas. Aí apreciámos o final do dia e saboreámos uma boa comida típica, regada com vinho da casa. Um final de dia maravilhoso, apesar do serviço errático, o que parece ser comum por aqui.

Ao chegar a "casa", um pouco de yoga para alongar os músculos cansados, antes de saltar para debaixo do chuveiro! Bem merecido descanso.

Subida para a Cruz de Mestia

Vista da Cruz de Mestia

Lagos Koruldi e o Monte Ushba atrás

Lagos Koruldi

Jantar com vista para as montanhas