Indie Lisboa 2010 (2)

Procurei muito, mas não consegui encontrar o cartaz do filme que fui ver na noite de sábado...

24 de Abril, Cinema City Classic Alvalade, 00h00:

"Orly", de Angela Schanelec (2010).

A acção do filme passa-se no aeroporto parisiense de Orly, captando fragmentos de diferentes histórias, vividas por personagens diversas, nesse local de transição por excelência.
Uma mulher e um homem, desconhecidos, conversam. Ela parte para Montréal, ele para São Francisco, ambas franceses de gema. Ela perde o casaco, e ambos trocam histórias - ele vai deixar os EUA e voltar a Paris. Ela inveja-o. "Onde te posso encontrar?", acaba ela por perguntar.
Um filho e uma mãe conversam, de partida para o funeral do pai/ex-marido. Entre advertências e discussões pequenas, confessam um ao outro as suas paixões secretas.
Um jovem casal alemão em trânsito, na sua viagem pela Europa. Ele gosta de fotografia, ela gosta de se ver no seu olhar. Mas o olhar dele fixa-se numa desconhecida, ela que abandonou alguém... de quem mais tarde vai ler a derradeira carta.
A câmara vai alternando entre estas diferentes histórias, misturando-as com o burburinho de aeroporto, apenas interrompido pela pungência de uma canção de Cat Power (Remember Me).

A premissa é boa, mas o filme podia ser melhor. De alguma forma, parece-me que o espectador não é suficientemente envolvido pela história. Mas não deixa de ser bonito.

Sem comentários: