Indie Lisboa 2010 (3)


Domingo, 25 de Abril, 18h, Cinema São Jorge:



On the road to Femina - documentário realizado por Jorge Quintela (personagem misterioso que tenho a certeza de conhecer...), acompanha a gravação e produção do álbum de The Legendary Tiger Man, Femina. As viagens do músico para gravar os diferentes duetos que constituem o álbum conduzem-nos, música a música, por um mundo de um certo "glamour trash" - as presenças femininas de Asia Argento, Cibelle, entre outras, muito contribuem para esse sentimento. Depois da produção, segue-se o lançamento e concertos de apresentação do álbum, um pouco por todo o país. Embora interessante, é um documentário um pouco "passivo", por assim dizer - somos realmente espectadores do processo, mas parece-me que a interactividade é, a modos que, nula. E, assim, é um pouco chato.

Domingo, 25 de Abril, 21h30, Grande Auditório da Culturgest:

Traces of a Diary - Fragmentos de um diário, documentário realizado por Marco Martins e André Príncipe, tem como objectivo mostrar-nos os mais importantes fotógrafos japoneses contemporâneos. Para mim, filme sobre fotografia é, logo à partida, uma premissa para me interessar. Os fotógrafos que são retratados têm em comum (dando o nome ao filme) o facto de verem a fotografia como processo diarístico. Nunca tinha pensado nisso, eu mesma, mas senti uma certa identificação com esse sentimento: a fotografia como forma de diário do que vamos vendo, experienciando, e do que nos vai tocando ao longo do processo chamado vida. Passeando por Tóquio em visitas aos fotógrafos, vamos entrando nas suas vidas e nas suas histórias... e percebendo o que os motiva enquanto profissionais.
O documentário é, assim, um bonito exercício artístico, e deve ter dado um gozo imenso aos realizadores! Acaba por ficar um pouco de inveja (...), o desejo pela luz e a vontade irreprimível de tirar fotografias. E "escrever" o meu diário.

Sem comentários: