Indie Lisboa 2010 (6)



5ª feira, 29 de Abril, 19h, Grande Auditório da Culturgest:



As Horas do Douro, de António Barreto e Joana Pontes.

Provavelmente, o momento mais esperado e desejado desta edição do Indie. Para mim, está claro. Filme/documentário concebido por António Barreto e realizado por Joana Pontes (a mesma dupla de Portugal, um retrato social), retrata a história do Douro enquanto região vinhateira. Começa com a poda das vinhas velhas, após a vindima, e segue a cronologia do processo, incluindo o enxertar das vinhas, o seu crescimento, apanha da uva e vindima propriamente dita, acabando novamente com a poda. Ao longo do processo, vão sendo contadas histórias da origem das grandes companhias de vinho do Porto, sua instalação na zona, como era feita a produção, falando igualmente, depois, da produção de vinhos mesa, que veio "revolucionar" a região.
Embora, por um lado, tenha ficado um pouco desapontada porque o filme é redutor, no sentido em que apenas fala sobre os vinhos e a vinha, por outro lado, encheu-me a alma ver o Douro retratado de forma tão bonita. Não é difícil, também. Aquela paisagem é, realmente, maior do que tudo o resto.
Fiquei nostálgica. Emocionada. Houve alturas em que senti os olhos humedecerem-se. Porque, no Douro, tenho a sensação de estar em casa. Tal como acontece com a paisagem beirã (adorada Serra do Montemuro!), sinto que é maior do que eu, e que me preenche a alma.

Sem comentários: